Como fazer uma seleção de queijos e vinhos para ocasiões especiais

Aprenda as dicas básicas para montar uma deliciosa tábua de queijos e vinhos para receber os amigos em casa ou comemorar uma data importante

Por: Gabriel Cardoso

Queijos e vinhos são uma paixão para muitas pessoas, se transformando em algo muito maior que apenas um aperitivo ou tira gosto. Não é difícil de encontrar pessoas que elevaram a paixão por vinhos em algo significante em suas vidas, transformando em um hobby ou até mesmo em uma profissão. Então, se você está a procura de dicas para a combinação de queijos e vinhos para presentear alguém especial em seu aniversário ou comemorar uma data especial, essa nossa matéria será certa para você!

Como fazer seleção de queijos e vinhos para ocasiões especiais!

Como montar sua tábua de queijos e vinhos

O primeiro passo para montar uma tábua de queijos e vinhos, caso seja um presente para alguém especial, é descobrir quais são as bebidas que mais a agradam. Isso é uma parte crucial para fazer suas escolha, visto que diferentes vinhos “casam” melhor com determinados queijos. Então, conhecer o gosto da pessoa que será presenteada é a melhor forma de fazer um presente que ela irá aproveitar mais.

Vinhos recomendados

Para montar uma boa tábua de queijos e vinhos, a escolha das bebidas que serão servidas é o primeiro passo.  E para entender como cada tipo de queijo “casa” ao ser degustado em conjunto com determinado vinho, você precisa saber as diferenças entre os tipos da bebida. Caso você não tenha conhecimento sobre o tema, é interessante que você leia o guia rápido abaixo sobre vinhos e entenda um pouco mais sobre alguns dos termos mais comuns dos vinhos.

Com a referência da matéria escrita para o Art des Caves, explicaremos para nossos leitores quais são as principais categorias de vinhos, suas classificações e alguns termos importantes para os amantes amadores da bebida.

 

Classes dos vinhos

Vinho de mesa: A graduação alcoólica destes vinhos costuma estar em torno de 10% à 13% e conta com diversas subcategorias.

Vinho Leve: Geralmente com graduação alcoólica de 7% à 9,9%.

Champagne: Produzido apenas na região de Champagne, o espumante conta com um teor alcoólico de 14% à 18%.

Vinhos compostos: Sua produção pode ter ingredientes de outras origens, como óleos, produtos de origem animal ou vegetal entre outras. A graduação alcoólica fica em média de 15% à 18%.

Vinhos Licorosos: Também com uma graduação 15% à 18%, essa categoria de vinho apresenta um aspecto muito próximo de licor.

 

Cores do vinho

Vinho Tinto: Fermentado com a polpa e a casca da uva, vinhos tintos possuem a tradicional cor avermelhada que popularizou a bebida por todo o mundo.

Vinho Branco: O vinho branco pode ser produzido tanto com uvas brancas quanto escuras. No entanto, a polpa e a casca são separadas durante o processo de fermentação.

Vinho Rosé: O vinho rosé é feito com um blend de uvas ou com uvas escuras que liberam pouca pigmentação durante o processo de fermentação, resultando na coloração diferenciada.

 

Teor do Vinho

Vinho Seco: O teor dos vinhos é classificado pela quantidade de açúcar por litro, entre as três classificações possíveis o vinho seco é o que contém a menor quantidade, com no máximo 5g de açúcar por litro de bebida.

Vinho Suave: Os vinhos suaves são os mais indicados para paladares que preferem sabores adocicados. Bebidas nessa categoria contém um teor de açúcar de mais 20g por litro de bebida.

Vinho Demi-Sec: Com um gosto mais balanceado, os vinhos demi-sec estão entre os suaves e os secos, com um teor de açúcar que fica entre mais de 5g até no máximo 20g.

Confira alguns dos vinhos disponíveis no La Grassa

Combinando perfeitamente os comes e bebes da tábua

Queijos e vinhos são dois itens extremamente íntimos um do outro, sendo por muitos amantes chamados de “primos”. Da mesma forma que existe todo um processo de produção, maturação e de terroir para os vinhos, os queijos também tem uma produção especializada e características de sabor que garantem uma melhor harmonização com certos vinhos.

Segundo matéria escrita pelo site Tudo Sobre Queijo existem algumas pequenas dicas que podem ser usadas para facilitar na combinação, e assim evitar desastres no paladar:

Como fazer seleção de queijos e vinhos para ocasiões especiais!

Queijos que são mais duros e possuem um sabor mais forte, como o parmesão, pedem por um vinho mais robusto, que mantenha o sabor mesmo com o forte gosto do queijo presente no paladar. Entre os vinhos recomendados, os ideais são os tintos feitos de uvas com cascas mais densas, como a Cabernet Sauvignon ou a Tannat.

Já queijos cremosos combinam com vinhos mais ácidos. Essa categoria de queijo, que engloba opções como o brie ou o gouda, são perfeitos acompanhamentos como pães e torradas para servir em uma tábua de queijos e vinhos.

Vinhos doces fazem uma parceria muito boa com queijos azuis mais fortes como o Gorgonzola, Roquefort ou o Stilton e são os ideais para combinar com vinhos doces frisantes.

Vinhos tintos com baixa tanicidade, como os produzidos com as uvas Merlot, combinam perfeitamente com queijos suaves como o Emmenthal e o Grùyere.

Sirva queijos moles com vinhos leves e aromáticos! Essa opção é uma das melhores para sua tábua de queijos e vinhos, já que ambos são perfeitos para o paladar de quase qualquer pessoa. Recomendamos que combine queijos frescos de cabra ou vaca com um Chardonnay para ter a melhor sinergia entre sabores.

Para compor sua tábua de queijos e vinhos, todos os especialistas recomendam que seja escolhido de quatro a cinco queijos, com no mínimo dois tipos de queijo que harmonizem com cada garrafa. Outra recomendação para fazer sua tábua de queijos e vinhos de qualidade é sua apresentação, a recomendação é sempre escolher uma tábua de madeira, mármore ou porcelana e busque identificar os queijos.

Como fazer seleção de queijos e vinhos para ocasiões especiais!

No La Grassa você conta com um enólogo profissional para te servir os melhores vinhos em qualquer ocasião!

Para um amante de vinhos que ainda é amador, escolher e montar sua própria tábua de queijos e vinhos pode ser um enorme desafio. Esse desafio fica ainda maior quando a tentativa é harmonizar os vinhos com um prato determinado ou com uma refeição completa. Pensando em todos os enófilos  que são apaixonados pela cozinha de alta qualidade do La Grassa, temos um enólogo profissional para servir você com a melhor seleção de queijos e vinhos!

Reserve uma mesa em nossa casa para uma relaxante noite, com pratos saborosos que harmonizem com nossos melhores vinhos de qualidade escolhidos por nosso enólogo!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário