Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Entender como funcionam as harmonizações de vinhos pode ser difícil. Na matéria de hoje, vamos apresentar algumas das nossas combinações de vinhos e pratos principais.

Por: Giovanna Bagio

Nada melhor que um bom vinho, para acompanhar um prato da alta gastronomia italiana. No La Grassa, temos um sommelier que recomenda os nossos melhores vinhos e suas combinações ideais. Hoje vamos apresentar alguns dos pratos favoritos da casa e suas harmonizações de vinhos seja eles tintos, secos e brancos.

O que é vinho?

Vinho é muito mais que um suco de uva fermentado, para um vinho ter reconhecimento é estudado sua estrutura, seu teor alcoólico, intensidade, concentração a qual deve ser notada, equilíbrio, cheiro, tipo, tipo de uva, região/ vinícola, qual temperatura deve ser mantida. Tem uma forma certa de servir vinho, existem os sábios sobre vinho, que são conhecidos como sommeliers.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Existem registros históricos de vinho desde o terceiro milênio antes de Cristo, fez e faz parte da bíblia (está dentro da religião,inclusive da católica), assim como a religião, o vinho participou de inúmeras épocas, antes de Cristo, e continua fazendo depois de Cristo.

Para saber qual a melhor harmonização de vinho, para aquele acompanhamento, existem diversos rótulos que podem fazer ao agrado de todos.

Qual a melhor forma para não errar na harmonização de vinho?

Este é um papel importantíssimo dos sommeliers. Os conhecidos sommeliers estudam, e conhecem toda a harmonização dos vinhos, quais são suas melhores combinações, eles estudam a estrutura de todos os vinhos, eles sabem qual é o teor alcoólico, intensidade, concentração que deve ser notada, equilíbrio, cheiro, tipo, tipo de uva, região/ vinícola, como ter um vinho gelado, entre outras características dos vinhos.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Há um documentário na netflix que chama SOMME, é indicado para quem quer conhecer a trajetória de um sommelier, nele conta sobre como eles são preparados para prova que definirão se eles serão ou não especialistas.

Outro programa para conhecer mais sobre vinhos, é ‘’ Um brinde ao vinho ‘’, onde a Sommelier Cecilia Aldaz, que comanda o programa da Globosat, ela viaja todo o mundo em busca dos melhores vinhos.

Mas para que você, leitor, faça uma escolha proveitosa e positiva para sua refeição, fizemos escolhas de pratos e seus devidos vinhos, de acompanhamento.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Pratos e suas harmonizações de vinhos

Nosso primeiro prato de carne a ser escolhido é Ossobuco de Vitela a Gremolata.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Composto por risoto de infusão de alho, raspas de limão siciliano e salsa, o vinho clássico com este prato baseado em pesquisas é o piemontês com a uva Dolcetto, conhecido por sua baixa tanicidade (tanicidade são substâncias naturais, encontrados em inúmeras plantas e suas diversas partes).

Para escolha de vinho ser perfeita é necessário saber, qual é a carne, pois a  textura da carne de boi (neste caso) pode modificar, sendo assim, neste caso o melhor acompanhamento são os vinhos estruturados, como o Cabernet Sauvignon, Malbec e o Shiraz.

E as carnes brancas vão bem com preferências os vinhos brancos.

Harmonização de vinhos com este prato:

A segunda escolha são as massas:

A primeira massa escolhida é uma massa fresca: Lasagna vegetariana.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Lasagna feita de berinjela, abobrinha, creme de ricota ao molho branco gratinada, como ela é mais leve, a harmonização de vinho perfeitamente será com um Sangiovese, e se a escolha for branco a dica é Chardonnay.

Sangiovese: vinho tinto da toscana, normalmente de corpo médio, de elevada acidez, taninos firmes, muito equilibrado, e com final elegante.
Possuem os sabores mais marcantes e costumam ser de: cerejas, ameixas e morangos, mas há um caráter também herbáceo e rústico muitas vezes associado a esses vinhos.

Chardonnay: A Chardonnay é uma uva branca que faz maior sucesso em todo o mundo, assim como para os tintos: Cabernet Sauvignon. A casta Chardonnay se presta muito bem ao envelhecimento em carvalho, Chardonnay está entre uma das matérias primas dos grandes vinhos brancos franceses da Borgonha.

Harmonizações de vinhos, baseada em nosso cardápio:

Nossa outra escolha de massa, são as massas secas, escolhemos: Penne ao sugo.

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Penne salteado na manteiga com molho pomodoro.

Massas com molho de tomate combinam com tintos leves como: Chinon;

  • Saumur;
  • Pinot Noir;
  • Bardolino;
  • Barbera.

Harmonizações de vinhos, baseado em nosso cardápio:

A terceira escolha são os peixes que são pratos mais leves e refrescantes, são pratos mais finos.

O primeiro prato é: Filet Salteado

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Salteado com molho pomodoro, este dá para fazer combinações perfeitas com vinhos tintos por conta do molho pomodoro e para melhor efeito os vinhos sauvignon Blanc e Chardonnay sem Madeira arrasam.

Em escolhas em geral a combinação infalível são os vinhos brancos, pois eles combinam com calor e tem o sabor mais suave, normalmente são servidos gelados.:

Harmonizações de vinhos baseado em nosso cardápio:

E o último prato selecionado é o: Salmão

Confira as melhores harmonizações de vinhos e seus acompanhamentos

Salmão grelhado com um leve toque de azeite trufado e molho de mostarda dijon, combina com vinho branco encorpados ou com tintos leves como: os que são elaborados com as uvas gamay e pinot noir, naturalmente com taninos são mais delicado.

Harmonização de vinhos com este prato baseado em nosso  cardápio:

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário