Gnocchi tradicional: Como um prato clássico conquistou a cozinha brasileira.

Uma das massas mais populares do Brasil também é uma das mais famosas no mundo, você conhece os segredos do famoso Gnocchi tradicional?

Por: Gabriel Cardoso

A fama da cozinha italiana pelo mundo veio pela diversidade e qualidade dos seus pratos. Sabores famosos e tradicionais, que conseguiram chegar a cada parte do planeta conquistaram os paladares de todas as nações. Entre as receitas tradicionais da culinária italiana, um dos pratos clássicos sempre foi o gnocchi tradicional, uma delicada massa feita com batatas que pode e que teve sua receita desenvolvida livremente, criando deliciosas variações de ingredientes e molhos.

De onde veio o Gnocchi tradicional?

A receita também tem origens muito mais antigas que acreditamos, até mesmo durante o império romano, houveram registros do uso de receitas similares ao nhoque, feitas com uma mistura de pão e farinhas, para criar uma massa simples que pudesse ser cozida. Também existem registros do prato sendo produzido pelos povos árabes, porém, foi com as mamas italianas que a receita se expandiu até virar o Gnocchi Tradicional como conhecemos.

Gnocchi tradicional: Como esse prato clássico conquistou o brasileiro

Então qual foi o responsável pela popularização da receita? A batata. O tubérculo foi introduzido na cozinha europeia durante o século XVI, e graças a boa adaptação aos climas frios, ele se tornou uma opção viável para alimentar a população. Na Itália, as batatas tiveram uma melhor adaptação no norte do país, região que também é atribuída como criadora do gnocchi tradicional. O prato foi rapidamente adotado pelas mamas italianas da região, por ser uma receita barata, deliciosa e por ser uma ótima fonte de sustância para suas famílias.

A comida perfeita para os peões, por ser deliciosa e facilmente saciar a fome, era feita simplesmente com migalhas de pães, uma mistura de batatas, ervas para temperar e ossos de galinha para dar sabor. Logo a receita conquistou os nobres, superando outras formas que surgiram simultaneamente, ganhando variações da para o atender todos os paladares, mas sempre se mantendo a essência do prato.

Hoje é possível encontrar diversos sabores de Gnocchi, feitos com batatas, mandioca, cenoura, abóboras e até mesmo versões doces feitas com chocolate. No Brasil o prato se popularizou consideravelmente com os imigrantes, entrando em parte da cultura nacional e até mesmo naquelas famílias que não são descendentes de italianos.

Gnocchi

As mãos brasileiras também tiveram sua influência local sobre o prato, criando as deliciosas versões recheadas com queijo, presunto e outros recheios. Geralmente no Brasil fazemos o nhoque com seu corte mais simples, porém, é possível fazer pequenas ranhuras com o garfo para melhorar a absorção de molho da massa.

Como fazer a massa de Gnocchi tradicional perfeita?

Segundo dicas do Chef Pedro Frade, autor e criador do site Petit Gastro existem alguns truques para você conseguir fazer seu próprio nhoque caseiro com a qualidade um gnocchi tradicional!

Escolhendo a batata certa

Um dos segredos para fazer a massa de gnocchi tradicional perfeita é o tipo da batata. A recomendação é pela escolha de batatas que tenham um menor índice de água interno, entre as melhores opções para fazer essa receita está a batata Asterix e a Bintje. Usar esse tipo de batata permite que você economize na farinha e faça uma massa muito mais leve para seu prato.

A época também pode influenciar na qualidade das batatas, em períodos mais chuvosos as batatas tendem a reter muito mais água. Então, o para fazer um gnocchi perfeito é necessário esperar as batatas de épocas menos chuvosas.

Preparando as batatas

Outra dica importante para fazer a massa do gnocchi tradicional ficar deliciosa é assar batatas no forno, ao invés de cozinhá-las. Para isso você deve embrulhar as batatas no papel alumínio Esse processo é recomendada pela mesma razão da escolha da batata, desta forma a batata será assada na própria água, deixando ela mais sequinha ainda para a composição da massa!

Como cozinhar sua massa de gnocchi tradicional?

Durante o cozimento do gnocchi, é fácil perceber o ponto correto para retirar a massa da água. Você deve retirar individualmente os pedaços assim que eles começarem a boiar, desta forma o ponto da massa estará perfeito para finalizar o cozimento junto ao molho. Outra dica importantíssima para que sua massa fique cozida perfeitamente é não deixar a água ferver, já que a água neste ponto pode acabar por fazer o gnocchi desmanchar.

Ingredientes de qualidade, sempre!

“Lembre-se que ingredientes de boa qualidade fazem comidas de boa qualidade.”

As palavras do Chef Pedro Frade devem guiar na sua escolha dos ingredientes para fazer seu gnocchi tradicional ou para escolha de um restaurante. Optar por ingredientes de qualidade e saber usar as técnicas certas para cozinhar irá sempre resultar em pratos saborosos!

No La Grassa você pode experimentar o melhor do gnocchi tradicional e receitas inovadoras deste prato delicioso! Feitas sempre com ingredientes de qualidade, que vai te dar um jantar inesquecível! Então, se você ficou apaixonado por nossa massa de gnocchi, você tem a opção de levar ela para casa, assim como todas nossas outras massas frescas artesanais!

Quer reservar sua mesa para ter um saboroso jantar inesquecível? Use a ferramenta a sua direita para reservar a mesa gratuitamente!

Quer ver as referências dessa matéria? Confira clicando aqui!

La Vecchia

Del Allo

A Tribuna

Petit Gastro

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário