Como o Natal italiano está presente nas comemorações no Brasil

Seja com os receitas deliciosas, tradições cristãs ou com decorações religiosas o Natal italiano influênciou muito a cultura brasileira. Veja mais aqui:

Por: Gabriel Cardoso

ONatal é uma das épocas mais esperadas do ano por todos os brasileiros, seja pelo momento em família, pelas festividades, pelo consumismo ou mesmo pela tradição ceia natalina! No entanto, você sabia que as tradições do natal no Brasil são muito influenciadas pela cultura italiana? Em nosso novo artigo, vamos contar para você um pouco como a história e cultura italiana influenciaram o natal brasileiro!

Costumes e tradições de Natal

Ao contrário do Natal brasileiro, o Natal italiano têm uma tradição religiosa muito mais forte que o nosso, até por ser o epicentro da cultura e da igreja católica. A influência do vaticano e da igreja católica na cultura natalina do país, um dos mais tradicionais costumes do país é a produção dos presépios, que foram popularizados pelo São Francisco de Assis em 1223 e já era usada pelos “italianos” desde 1020. A peça se tornou parte indispensável da decoração natalina italiana, assim como as tradicionais peças sobre o nascimento de cristo.

Uma outra curiosa diferença do natal italiano, é a figura da La Befana. Ao contrário do natal brasileiro, a pessoa encarregada por entregar presentes é uma senhora (que costuma ser representada como uma bruxa). Reza a lenda que ela teria sido convidada pelos três reis magos para visitar Jesus Cristo durante o nascimento, porém por estar muito ocupada com seus afazeres domésticos ela rejeitou. Dias mais tarde, a senhora se arrependeu de não ter comparecido na visita e partiu em busca do menino Jesus para entregar seus presentes. Essa história fez a curiosa tradição da entrega dos presentes ser feita dia 6 de janeiro.

No entanto, outros doces requintados são muito populares na ceia de natal, como por exemplo as deliciosas panacotas, que com a sua textura e cores diferenciadas conseguem se destacar em qualquer mesa de jantar!

As comemorações brasileiras e italianas possuem muito em comum, especialmente pelo fato que o Brasil é a maior colônia de descendentes de italianos do mundo. Nossas tradições, especialmente quando falamos de gastronomia, são extremamente influenciadas pela tradicional cozinha, como as tradicionais massas artesanais e a lasagna, que é sempre presente nas ceias de natal. Essa busca por pratos saborosos e requintados foi um dos maiores costumes que passaram para nossa tradição de natal.

Fazer uma festa de fim de ano em festaurante tem suas vantagens?

O La Grassa leva essa tradição do primor da gastronomia italiana muito a sério, e por isso preparamos uma surpresa especial para nossos clientes mais fiéis! Nos dias 24 e 25 de dezembro faremos uma ceia e almoço especiais, com surpresas para todos os clientes. Além de um cardápio especial, com pratos únicos e requintados para garantir uma deliciosa refeição a um preço diferenciado!

Quer saber mais sobre esse evento exclusivo? Confira o cardápio e entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário