Spaghetti a Carbonara – um sabor  que conquistou o mundo

Conheça um dos pratos mais pedidos da casa, o spaghetti a carbonara!

Por: Gabriel Cardoso

Uma parte do sabor da cozinha italiana vem do mistério sobre as origens dos pratos, como o gelato italiano que tem suas raízes na China ou o gnocchi que é feito de formas diferentes em cada região da Itália. Com o spaghetti a carbonara não poderia ser diferente, suas origens são tão debatidas quanto outros pratos da cozinha italiana, entretanto todos concordam que o sabor é único na culinária do país!

Possíveis origens do spaghetti a carbonara

Historiadores continuam a discutir sobre as origens de diversos pratos da cozinha italiana. Especialmente o spaghetti a carbonara tem sua história recheada de lendas, anedotas e contradições. Uma das origens mais aceitas é que o prato foi “criado” pelas esposas d lenhadores da região dos Apeninos, que cozinhavam uma versão antiga do macarrão. Esse prato “original”, conhecido como La Gricia, contém ingredientes similares ao spaghetti a carbonara, como a pancetta e os ovos. Entretanto existem teorias que trazem como proposta que esse prato é um dos mais recentes da cucina italiana, com “lendas” que o prato surgiu durante a segunda guerra mundial, como uma adaptação do la gricia feita pelas mulheres tentando conquistar os soldados norte americanos e seu nome teria se originado da palavra “carbone” (carvão) pelo aspecto que a pimenta do reino passava ao ser adicionada ao prato.

Spaghetti a Carbonara - um sabor sabor que conquistou o mundo

O spaghetti a carbonara é um prato que é fácil de se aprender a fazer, porém difícil para aperfeiçoar. A Receita se espalhou com maior facilidade dentro dos Estados Unidos e da própria europa, sendo uma massa consumida e com adaptações locais diferenciadas, como por exemplo na Hungria onde o “carbonara” é consumido com creme azedo. Porém, a simplicidade do carbonara esconde um prato complexo, que apenas os melhores restaurantes conseguem fazer com qualidade.

Em entrevista com o site The Take Out, Sarah Grueneberg, Chef do renomado restaurante MonteVerde, explica que uma das maiores dificuldades do preparo deste prato é que deve ser servido imediatamente após seu preparo.

A receita de spaghetti a carbonara é um ótimo prato para surpreender alguém para um jantar especial. Para se fazer o macarrão a carbonara clássico você irá precisar:

  • 200 gramas de spaghetti
  • 60 gramas de pancetta ou bacon picado
  • 60 gramas de pancetta ou bacon moído
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino moída
  • 6 ovos separados da gema
  • 3/4 de copo de queijo pecorino romano ralado
  • 3/4 de copo com água
  1. Com uma panela grande, ferva cerca de cinco a seis litros de água. Adicione quatro colheres de sopa de sal e deixe a massa cozinhar até estar ao dente. Separe um copo de água que a massa foi cozida.
  2. Enquanto a massa é preparada, esquente o óleo uma frigideira a fogo médio-alto, adicione a pancetta/bacon picados e frite por cinco minutos ou até ficar com uma cor marrom-amarelada. Usando uma escumadeira coloque o bacon no papel toalha para escorrer a gordura.
  3. Na mesma frigideira coloque o bacon moído, frite e adicione a pimenta preta. Em seguida reduza o fogo para baixo-médio e adicione a massa.
  4. Misture bem os ovos e o queijo pecorino em um recipiente médio junto com metade da água em que o macarrão foi cozido. Usando uma pinça de silicone, adicione o spaghetti no recipiente aos poucos, misture uniformemente o macarrão com o molho e deixe o recipiente do macarrão sobre a água quente até que o molho engrosse.
  5. Se a massa estiver com um aspecto de seca, adicione um copo de água para soltar a massa.
  6. Sirva a massa e adicione mais queijo pecorino ralado, pimenta do reino e com o bacon picado!

Spaghetti a Carbonara - um sabor sabor que conquistou o mundo

Bom Apetite!

No La Grassa você pode experimentar um delicioso spaghetti a carbonara!

Se você ficou com água na boca ao ler nossa matéria falando sobre o spaghetti a carbonara, e você não tem dotes culinários, escolher o nosso restaurante é uma ótima saída para experimentar um legítimo e delicioso spaghetti a carbonara! Venha conhecer nosso agradável ambiente e experimente o melhor da mais alta cozinha italiana!

Venha conhecer nossa casa! Para isso faça uma reserva usando a ferramenta ao lado e tenha benefícios exclusivos!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário