Massas artesanais de qualidade: quais são seus segredos?

Usar massas artesanais em um prato faz uma enorme diferença em uma refeição, mas qual é o segredo da qualidade?

Por: Gabriel Cardoso

A influência da imigração italiana no século XIX foi grande no Brasil, especialmente com o consumo de massas que se fixou a cultura tupiniquim. Entretanto, uma parte saborosa da cultura das massas italianas se perdeu devido ao processo de industrialização: a tradição das massas artesanais. Todos que já tiveram a possibilidade de receitas feitas com uma massa fresca de primeira linha concordam que a qualidade é muito superior, mas qual o segredo que deixa esses pratos tão deliciosos?

Massas artesanais de qualidade: quais são seus segredos?

Ingredientes de qualidade, frescos e produzidos por um chef experiente.

Talvez a resposta tenha chegado um pouco mais rápido que o de costume, quando comparado com outros artigos que falam sobre culinária, entretanto, o segredo das massas frescas é relativamente “simples”. A combinação de ingredientes de frescos que devem ser usados na produção da massa é vital para que sua qualidade seja primorosa. Outro fator decisivo para a qualidade é que se atinja um equilíbrio de entre a farinha, o grano-duro e os ovos durante o processo de produção de qualquer um dos tipos de massas artesanais.

Se você planeja fazer uma refeição especial, seja para um jantar a dois ou para um almoço comemorativo em família, escolher por massas frescas artesanais é sempre uma melhor opção que as industrializadas. Embora existam boas opções de massas industrializadas, os processos e os conservantes aplicados na massa prejudicam em pontos importantes como a absorção do molho, sabor e facilidade de cozimento.

Como a experiência do profissional que prepara a massa também é um fator que deve ser considerado, visto que existe um grau de dificuldade em combinar todos os ingredientes em uma proporção perfeita. Para se fazer um prato realmente saboroso usando massas artesanais existe a necessidade de conhecer bem o produto adquirido. Essa necessidade de conhecer o produto vem do fato que erros na proporção de ingredientes podem reduzir a qualidade da massa, dificultando seu cozimento ou destacar o sabor da farinha.

Confie nas massas artesanais do chef

Confiança é o primeiro passo para qualquer coisa em todos os aspectos da vida. Especialmente na escolha das massas artesanais, já que confiar em boa referência é a melhor forma de conseguir um produto de qualidade. Buscar com amigos e conhecidos por boas indicações de pastifícios é uma opção para encontrar a sua fornecedora de massas de primeira linha.

Outra opção para garantir a massa perfeita para sua ocasião especial é aqui com o La Grassa! Em nossa casa, além de poder adquirir diversas opções de massas artesanais, você pode experimentar pratos especiais feitos com ingredientes e massas frescas que são produzidas diariamente.

Entre todos os pratos feitos com massas frescas em nossa casa, o Chef Fábio Rigonati especialmente recomenda o “Fettucine Negro di Mare”. O prato é feito com a fettucine fresco que é produzido com tinta de lula além de ser acompanhado de uma fina seleção de frutos-do-mar (mariscos, lula e camarões) levados ao vinho branco com molho pomodoro. Ficou interessado em experimentar nossa seleção de massas artesanais? Venha nos conhecer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário